A Assembleia Legislativa aprovou nesta quinta-feira, 30, Projeto de Lei de autoria do deputado Talysson de Valmir, PL, que denomina como “Rodovia dos Romeiros” a Rodovia SE-175, no trecho que liga Ribeirópolis a Nossa Senhora Aparecida. O parlamentar diz que é uma forma de homenagear e reconhecer a grandiosidade da romaria que acontece todos os anos, em 12 de outubro, rumo a Aparecida. Com a aprovação, o Projeto de Lei segue para sanção do governador Belivaldo Chagas.
“São muitos os milagres, graças, pedidos, agradecimentos, histórias de luta, alegria e vitória que marcam os 16 anos da tradicional romaria, que sai do Povoado Queimadas, em Ribeirópolis (SE), em direção a sede do município que leva o nome da santa, transformando os cerca de 8 km da rodovia estadual SE-175 em um caminho de fé e devoção”, justificou o parlamentar.
Talysson destaca ainda que se trata da segunda maior romaria a pé realizada no Brasil. Todos os anos, no dia 12 de outubro, fiéis vindos de todos os cantos do país participam desta grande manifestação de fé. “No dia da romaria, a população de Aparecida de cerca de 9 mil habitantes se junta aos mais de 100 mil romeiros, transformando a paisagem do pacato município do agreste sergipano em um local de grandes manifestações de fé. Assim, é de suma importância refletir a Festa de Nossa Senhora Aparecida no seu conjunto “histórico” com o olhar da fé do romeiro de Nossa Senhora: Como se sabe, a Romaria se tornou o ícone histórico do povo sergipano que vem a cada ano manifestar a sua devoção à Mãe de Deus”, destacou.
Para se ter uma ideia da grandiosidade da peregrinação, em 2015 ela foi reconhecida como patrimônio cultural e imaterial do Estado de Sergipe, através da Lei Estadual no 8.035/2015, sendo incluída no Calendário Festivo de Sergipe. “Em 2021, com fé em Deus, vai ocorrer a 16ª edição da Romaria”, diz.